No contexto geral, cabe ao poder público definir estratégias de difusão de informação em massa. Por outro lado, a integração dos setores da sociedade (empresas, sociedade civil e governos) é fundamental para assegurar a sustentabilidade sócio ambiental.

Segue algumas dicas básicas de como utilizar água de forma consciente e racional:  Não lave calçadas e carros com mangueiras: utilize o balde; Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa; Desligue a torneira em quanto escova os dentes; Na máquina de lavar procure colocar o máximo permitido de roupas de uma só vez; Ao lavar louças e panelas desligue a torneira da pia enquanto ensaboa; Não deixe torneiras pingando, pois, o conta gotas desperdiça dezenas de litros de água por dia; Evite vazamentos de uma forma geral.

“A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.” – Art.6º Declaração Universal dos Direitos da Água.

Fonte: TNH1 Sustentabilidade