AMGR solidariza com Santana do Ipanema: é PONTO DE COLETA

AMGR DONATIVO SANTANA DO IPANEMA 300x495

Em solidariedade aos irmãos santanenses pelo estado de emergência que ora afligem àquela população, a Associação de Moradores do Graciliano Ramos disponibiliza a sua sede como PONTO DE COLETA DE DONATIVOS.

A Prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência após enchente. A cidade foi praticamente arrasada devido às fortes chuvas precipitadas, e que provocaram transbordamento do Rio Ipanema e do Riacho Camoxinga.

AMGR Graciliano Vivo contra o CoronaVírus Quarentena Social

 

Se pudéssemos olhar a Terra de cima, veríamos uma grande esfera azul: é porque o mar toma conta de quase todo o planeta.

zinf1

Mas a maior parte desse montão de água é imprópria para consumo.

Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber e para ser usada em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, na região do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada. 

O planeta Terra possui mais água do que qualquer outra substância em sua estrutura. A camada externa da Terra é dura e rochosa e tem até 60 quilômetros de espessura. Embaixo dos oceanos essa crosta não é tão grossa, e chega a 8 quilômetros.

A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.

Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.

Devemos visar o uso racional da água no cotidiano e tomar iniciativas para otimizar e reduzir o consumo.

Você sabia ?

Você sabia que para produzir um quilo de papel são usados 540 litros de água? Você sabia que para fabricar uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água? Você sabia que em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo e que o mesmo deve repor o líquido em cerca de 2 litros e meio por dia?

Este líquido que por sua vez é composto por dois elementos químicos: Hidrogênio e Oxigênio, quando se faz ausente no corpo do ser humano, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Com isso, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não houver a reposição do líquido, a pessoa entra em um processo de desidratação e pode morrer em cerca de aproximadamente dois dias. Sabemos que os oceanos compõem cerca de 70% da superfície terrestre, ou seja, quase 2/3 do nosso planeta são cobertos de água, sendo, 97% de água salgada (mar), 1,75% se encontra na Antártica em forma de geleiras, restando-nos apenas 1,25% para nosso consumo. Graças à Deus, sabemos que há pessoas que, de alguma forma, se preocupam e trabalham em busca de controle e amenização para o problema.

Tem gente pensando em tudo, desde o controle de natalidade até a possível busca de água em Marte (em junho de 2000 cientistas descobriram a existência deste líquido precioso em Marte). Não podemos levar o texto para o lado cômico, por mais louca que a idéia possa parecer, pois todo trabalho se torna plausível. "É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver" (Martin Luther King).


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar