A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.

Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.

Devemos visar o uso racional da água no cotidiano e tomar iniciativas para otimizar e reduzir o consumo.

Você sabia ?

Você sabia que para produzir um quilo de papel são usados 540 litros de água? Você sabia que para fabricar uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água? Você sabia que em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo e que o mesmo deve repor o líquido em cerca de 2 litros e meio por dia?

Este líquido que por sua vez é composto por dois elementos químicos: Hidrogênio e Oxigênio, quando se faz ausente no corpo do ser humano, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Com isso, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não houver a reposição do líquido, a pessoa entra em um processo de desidratação e pode morrer em cerca de aproximadamente dois dias. Sabemos que os oceanos compõem cerca de 70% da superfície terrestre, ou seja, quase 2/3 do nosso planeta são cobertos de água, sendo, 97% de água salgada (mar), 1,75% se encontra na Antártica em forma de geleiras, restando-nos apenas 1,25% para nosso consumo. Graças à Deus, sabemos que há pessoas que, de alguma forma, se preocupam e trabalham em busca de controle e amenização para o problema.

Tem gente pensando em tudo, desde o controle de natalidade até a possível busca de água em Marte (em junho de 2000 cientistas descobriram a existência deste líquido precioso em Marte). Não podemos levar o texto para o lado cômico, por mais louca que a idéia possa parecer, pois todo trabalho se torna plausível. "É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver" (Martin Luther King).