A separação desses resíduos nas fontes geradoras evita muitos danos, tais como: contaminações, poluições, doenças, além de contribuir  para a qualidade e valoração do material encaminhado para reciclagem.

A Coleta Seletiva pode começar como uma experiência-piloto, na sua casa, no condomínio aonde você mora, na sua empresa. Comece a separação do lixo seco e molhado, aos poucos as práticas podem ir se sofisticando, com a implantação de um programa de coleta seletiva, através da disposição de coletores adequados para cada tipo de lixo.  A comunicação é muito importante para que a iniciativa funcione; as pessoas precisam entender porque estão separando os lixos.

A destinação dos lixos, após a separação, pode ser feita das seguintes formas: através de um plano de coleta com as empresas de coleta de lixo da cidade; entrega em postos de arrecadação voluntária e, ainda, existem os catadores que passam de porta em porta recolhendo o material reciclável. Sabe-se que em Maceió existem três Cooperativas que recolhem material recicláveis, são: COOPLUM – Cooperativa de Material Reciclável de Maceió, COOPREL – Cooperativa dos Catadores e Reciclagem de Lixo e COOPVILA – Cooperativa dos Catadores da Vila Emater e, estão disponíveis para agendamento de coletas tanto em residenciais quanto nas empresas.

O link a seguir mostra – em uma matéria produzida pela TV Pajuçara, um bom exemplo, de como começar fazer a separação adequada dos lixos e o descarte de forma adequada. Acesse:http://tnh1.ne10.uol.com.br/video/pajucara-manha/2012/10/19/reciclagem-todo-mundo-sabe-que-reciclar-o-lixo-e-importante-para-o-meio-ambiente .

Pequenas atitudes, mudanças de hábito e, consumo consciente contribuem para diminuir  os problemas gerados pelos altos números na produção do lixo nas cidades, consequentemente, a sustentabilidade ambiental.

Fonte: TNH1 Sustentabilidade