AMGR se reuniu com comerciantes do entorno do açude para discutir e buscar soluções para os problemas relacionados ao comércio irregular na área
Presidente da AMGR compartilha algumas informações sobre a situação no Açude, onde o mesmo e o Tesoureiro Adriano estiveram conversando com moradores e comerciantes da área.
Foi observado que cerca de 99% dos comerciantes atuam de maneira irregular. É importante esclarecer que a associação não autorizou e não autoriza, em nenhum momento, a instalação de pontos comerciais, especialmente na praça em frente ao terminal de ônibus e no derredor do açude. A única entidade responsável por essa autorização é a SEMESC, antiga SMCCV.
A associação tem solicitado a retirada desses estabelecimentos irregulares, além de exigir uma fiscalização adequada. Entretanto, a prefeitura tem autorizado essas situações, possivelmente em decorrência da arrecadação mensal que recebe dos comerciantes.
Foi registrada uma reclamação sobre um comerciante que monta uma tenda para vender pastéis, cuja estrutura, incluindo cadeiras, dificulta a passagem dos pedestres. Além disso, outro comerciante vende bananas com cordas penduradas nos postes. A conversa com o comerciante da tenda resultou na solicitação para que ele removesse a estrutura da calçada e colocasse as cadeiras internamente, garantindo assim a livre circulação.
É fundamental reforçar que a associação não possui a prerrogativa de autorizar pontos comerciais nas praças ou no Açude. Todas as autorizações são de responsabilidade da prefeitura de Maceió. A associação, por sua vez, trabalha com recursos dos moradores para manter a limpeza, capina e pintura da área.