Nesta quinta-feira, dia 3, surgiu uma polêmica no grupo do whatsapp dos moradores do Graciliano Ramos, onde foi questionado o desligamento diário da água.

WhatsApp Image 2020 12 28 at 16.18.41

Abaixo reportamos os diálogos que foram expressados em ordem natural de postagem:

  • Moradora Arodilna Correia: "Boa tarde. Alguém sabe me informar por que a falta d'água hoje às 17 horas?"
  • Presidente Edivaldo: "Boa tarde, pessoal. O desligamento acontece das 17h30 às 20h30. Esse é o horário em que a água começa a voltar ao normal. O desligamento ocorre de segunda a segunda, incluindo feriados nacionais."

Resposta em áudio do presidente Edivaldo:

 

Após isso, a moradora Socorro comentou: "Por que não desligam a água em outro horário? É quando as pessoas estão voltando do trabalho, da escola, etc."

Edivaldo então esclareceu: "Pessoal, deixa eu explicar. O custo da energia é diferente dependendo do horário. Durante o dia, das 5h da manhã às 5h da tarde, um kilowatt custa cerca de 1 real. Portanto, é uma despesa muito alta. A recomendação da própria Equatorial é que, nesse horário de pico, não utilizemos nossa bomba, pois ela consome alta tensão."

Áudio do presidente Edivaldo:

 

Os moradores continuaram a discutir a possibilidade de mudar o horário do desligamento, mas Edivaldo reiterou: "Sempre foi desse jeito, e esse horário é o mais viável para todos."

"Agradecemos a todos pelas contribuições e preocupações em relação ao desligamento da água. Reconhece-se que o horário escolhido pode não ser o mais conveniente para muitos, especialmente após um dia de trabalho ou escola. Contudo, essa decisão se baseia em considerações financeiras e operacionais, uma vez que o custo elevado da energia durante o horário de pico inviabiliza o funcionamento da bomba sem comprometer o orçamento da comunidade", finaliza Edivaldo Aurélio.

"A administração está sempre em busca de maneiras de melhorar e garantir o abastecimento de água de forma eficiente. Agradece-se a compreensão e ressalta-se que continuam abertas sugestões, dentro do que for viável. O objetivo é sempre encontrar soluções que atendam a todos. Obrigado" (Edivaldo Aurélio).